Pesquisar neste blogue

domingo, 16 de maio de 2010

Como poupar energia?

1. A medida mais radical era não imprimir. Contudo, se necessitar mesmo, utilizar os dois lados da folha e esta folha fosse reciclada, tanto melhor. Também pode utilizar cartuxos reutilizados, poupando o ambiente e matéria-prima.

2. Utilizar de preferência os computadores portáteis em vez dos fixos. Os portáteis possuem monitores que gastam muito menos energia e estes ainda possuem um software que consegue gastar menos energia.

3. Utilizar os fósforos em vez dos isqueiros. Estes últimos são produzidos através de gás natural, um combustível fóssil que é um grande poluente.

4. Abolir os marcadores, pois estes são muito poluentes no seu fabrico.

5. Descongelar os alimentos no frigorífico. Como o alimento está a uma temperatura inferior à do frigorífico, este liberta energia para o alimento e este descongela. Contudo, o frigorifico não aquece, pelo que o frigorifico não começa a retirar calor tão cedo.

6. Sempre que possível, manter a casa à temperatura ambiental, não ligando aquecedores, ar condicionado, nem termóstatos. Para arejar a casa, basta abrir as janelas.

7. Utilizar, sempre que possível, a luz natural. Não é necessário num dia de sol, estar com as luzes ligadas, a gastar desnecessariamente energia eléctrica. Também quando sair do compartimento da casa e a luz estiver ligada, é para apaga-la.

8. Desligar o fogão uns minutos antes da refeição estar feita, pois esta acaba de cozinhar através da energia que o fogão ainda possui.

9. Plantar árvores, ajudando o ambiente, e no futuro, a si.

10. Utilizar sacos biodegradáveis.

11. Remendar a roupa rasgada em vez de a mandar logo para o lixo.

12. Reciclar o lixo, podendo estes ser reutilizados.

13. Comprar (se tiver que ser) pilhas recarregáveis. Inicialmente, estas são mais caras, mas depois compensarão em relação as não recarregáveis.

14. Utilizar lâmpadas economizadoras. As lâmpadas economizadoras utilizam muito menos energia que as normais e iluminam o mesmo.

15. Utilizar equipamentos de classe A++. Estes reduzem ao mínimo os gastos de electricidade.

16. Utilizar preferencialmente a bicicleta ou a caminhado em vez do carro. Em viagens longas pode sempre utilizar o autocarro, poupando dinheiro em combustível e manutenção do carro, ajudando claramente o ambiente. O carro deve ser um que “não beba muito”.

17. Isolar bem a casa. Utilizando bons isoladores (vidros duplos, paredes duplas…) é possível reduzir a perda de energia e claro a conta de electricidade.

18. Utilizar os livros da biblioteca ou lê-los virtualmente em vez de os comprar, poupando papel e dinheiro.

19. Utilizar temporizadores, podendo assim ser desligados ou ligados os electrodomésticos quando são precisos.

Sem comentários:

Enviar um comentário