Pesquisar neste blogue

domingo, 10 de janeiro de 2010

Alterações Climáticas

Alterações climáticas, tal com o próprio nome indica, são alterações que ocorrem no clima. Contudo, estas mudanças quase nunca são positivas, caso estas se registem á escala planetária. Deste modo, as alterações climáticas podem ser consideradas com uma ameaça global, sendo de todos fazer alguma coisa para minimizar os seus impactos.
Na verdade, para que ocorra alteração do clima, é necessário que ocorra poluição ou outro factor. No entanto, estes factores podem ser naturais, como por exemplo as erupções vulcânicas ou alterações na radiação solar e factores antropogénicas, isto é, causadas pelo Homem.

Antigamente, antes da revolução industrial, a população mundial era baixa, não existiam máquinas que podem poluir, pelo que só se produzia o mínimo para sobreviver, utilizando pouco espaço, pelo que existiam muitas florestas que atenuavam os efeitos Humanos, sendo assim basicamente os factores naturais os únicos responsáveis pelas alterações climáticas. Contudo, com a revolução industrial e com o aumento exponencial da população mundial, foram produzidas máquinas que dependiam das energias não renováveis para funcionar e novos campos de cultivo que levaram ao aumento da poluição atmosférica e da desflorestação, alterando o clima.
Assim, o Homem passou a ser o maior contribuinte para as alterações climáticas, acarretando várias consequências para todos os seres vivos. Para que isto não aconteça, temos que encontrar formas para minimizar ou até mesmo parar estas causas.

Sem comentários:

Enviar um comentário